Tuesday, June 28, 2011

Escolher como morrer. Faz alguma diferença?

Se você pudesse escolher a maneira que você vai morrer, o que seria? "Muitas pessoas cavalierly resposta" velhice "ou" no meu sono ", como se qualquer uma destas respostas vai oferecer alívio de um evento que vai fazer quase nada para evitar pensar. Mas para alguns de nós, as respostas têm menos latitude e pouco de humor. Nós temos uma idéia melhor do que a maioria das pessoas o que vai fazer-nos entrar No meu caso, ele provavelmente será o câncer de próstata, a menos que outra coisa bate-lo para o soco.

Muitas vezes penso sobre as mortes de pacientes que já serviu para os últimos oito anos como voluntário hospital cabeceira. Alguns dos pacientes que desenvolveram uma estreita amizade com, enquanto outros testados minhas razões para servir. Elas variaram de um padre episcopal com câncer de estômago que se aproximou de sua morte com solenidade inspirador, para o homem esquizofrênico desabrigados que preferiu dormir em posição fetal no chão do seu quarto hospital para que ele pudesse "assistir ao câncer de pulmão crescer."

O que eu tenho vindo a perceber é que a questão "o que você quer morrer de," é um canard algo que esconde uma questão existencial de maior significância muito. As respostas "em meu sono" e "velhice", cobertor sobre o medo de uma mais básica: o que levará até o momento da morte. Na minha experiência, eu descobri que o que as pessoas têm para com o passado e que eles se recusam a desistir no futuro, tem um efeito maior sobre a tranquilidade da sua morte do que a doença estão morrendo from.Often eu visto a dor emocional ofuscar a dor física.

Morrer não é um evento estático. Os aspectos físicos e emocionais de fluir com a mesma sinuoso como um leito inundado em uma planície aberta. E é nesse estado vulnerável, assistindo-se em física e emocional constante fluxo, que as pessoas enfrentam o que eles fizeram em suas vidas eo que eles mais temem.

, Tem um efeito maior sobre a tranquilidade da sua morte do que a doença estão morrendo from.Often Eu vi a dor emocional ofuscar a dor física.

Morrer não é um evento estático. Os aspectos físicos e emocionais de fluir com a mesma sinuoso como um leito inundado em uma planície aberta. E é nesse estado vulnerável, assistindo-se em física e emocional constante fluxo, que as pessoas enfrentam o que eles fizeram em suas vidas eo que eles mais temem.

Na Idade Média a morte era considerada uma parte da vida. A criança nasceu e foi o início de uma nova vida foi comemorado. Um ente querido morreu e sua contribuição para os outros foi lembrado. Agora, nós olhamos a morte como se fosse um parente constrangedor. Nós encobri-la com temor e da gravidade, construir respostas bizarras aos nossos filhos sobre o que acontece quando alguém morre, e inventar uma infinidade de termos para tornar a morte mais aceitável. Nós olhamos para a morte como se fosse separada da vida. Algo tão terrível que mesmo pensar sobre isso causa grande apreensão. No entanto, a vida ea morte estão intrinsecamente ligados. Sem um, o outro não pode existir.

Então, agora, com o preâmbulo acima, o que você quer morrer é? Não há correlação necessária entre algumas doenças e dor. Medicina paliativa (diminuição da dor) faz maravilhas com o manejo da dor perto da morte.

E o que eu escolheria? Eu não acho que ele realmente faz a diferença. Se eu tenho tomado cuidado de todas as questões do passado o que teria feito morrer mais difícil e eu estou totalmente ciente do que está acontecendo comigo, eu me contentaria com qualquer coisa, até mesmo câncer de próstata.

No comments:

Post a Comment